A Escola Municipalista é um programa da AROM, implementado em 2017, sem obtenção de lucros, para promover a capacitação técnica da administração municipal e ampla reflexão sobre a atuação dos técnicos envolvidos em seus processos. O projeto é destinado aos prefeitos, secretários municipais, vereadores e servidores dos Legislativos e Executivos municipais. Ao todo, são mais de 56 mil servidores públicos municipais que podem contar com este programa de capacitação.

Gratuito, ou a custos mínimos, todos os setores da administração pública são contemplados pelas capacitações e a legitimação da qualificação profissional através da Escola Municipalista, se dá pela participação em massa, satisfação dos técnicos municipais que absorvem um novo olhar sobre o serviço público, fazendo que com que eles se destaquem para a sua instituição e atuem para dos serviços prestados à sociedade. Em Rondônia são mais de 56 mil servidores públicos municipais trabalhando para desenvolver os municípios.

A Associação Rondoniense de Municípios – AROM é uma organização independente, apartidária, sem fins lucrativos e com 25 anos de atuação em defesa dos municípios. O seu maior objetivo é consolidar o movimento municipalista, fortalecer a autonomia dos municípios e transformar as realidades das municipalidades a partir de boas iniciativas e técnicas que visem a excelência na gestão.